Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”

Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 1 de abril, o Ministério da Saúde Publicou a Portaria nº 639, de 31 de março de 2020, que dispõe sobre a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, voltada à capacitação e ao cadastramento de profissionais da área de saúde, para o enfrentamento do novo coronavírus.

A Estratégia do Ministério prevê a criação de um cadastro geral de profissionais de saúde de caráter instrumental e consultivo, para auxiliar os gestores federais, estaduais, distritais e municipais do SUS, bem como a capacitação desses profissionais nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19.

Formação do cadastro depende de você

Para a construção do Cadastro, a Portaria orienta que os Conselhos enviem ao Ministério da Saúde os dados dos profissionais registrados, bem como que os profissionais realizem o preenchimento dos formulários eletrônicos de cadastramento disponibilizados pelo Ministério da Saúde pelo link: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br 

De acordo com a Portaria, o Ministério da Saúde irá comunicar o Conselho sobre os respectivos profissionais que não preencheram o formulário.

Capacitação 

O MS promoverá capacitação dos profissionais da área de saúde cadastrados nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV), por meio de cursos à distância.O profissional da área de saúde receberá certificado de conclusão de curso.

Considera-se profissional da área de saúde aquele subordinado ao correspondente conselho de fiscalização das seguintes categorias profissionais:

I – serviço social;
II – biologia;
III – biomedicina;
IV – educação física;
V – enfermagem;
VI – farmácia;
VII – fisioterapia e terapia ocupacional;
VIII – fonoaudiologia;
IX – medicina;
X – medicina veterinária;
XI – nutrição;
02/04/2020 10:24
Página 1 de 3
XII – odontologia;
XIII – psicologia; e
XIV – técnicos em radiologia.

Confira a Portaria na íntegra aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *