Conheça as vantagens de ser um médico PJ

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é médico recém-formado ou ainda atua como pessoa física, com certeza você já se perguntou quais são as vantagens de ser um médico PJ. 

Geralmente esse assunto começa a ganhar mais espaço quando os médicos começam a dar os primeiros passos na profissão, momento em que tem início uma jornada de muitos plantões.

Alguns profissionais que atuam como pessoa física acreditam que a carga tributária desse modelo é mais vantajosa. Então, no texto de hoje nós vamos apresentar as principais vantagens de ser um médico pessoa jurídica e te ajudar a identificar se essa opção é a mais indicada para sua realidade.

Médico PJ

Lucratividade e aumento do faturamento

Essa talvez seja a mais importante vantagem de ser um médico PJ. A vantagem financeira desse modelo é evidente. Os impostos pagos por uma empresa (médico PJ) podem ser até 20% menores do que aqueles pagos por um médico que atua como pessoa física. 

Além da economia com impostos, o médico que atua no modelo PJ pode fazer a sua própria escala de atendimentos e, desta forma, aumentar consideravelmente o seu faturamento mensal. Sem criar vínculos empregatícios, o médico PJ pode trabalhar para diferentes clínicas e hospitais e ter o seu consultório próprio atendendo pacientes de modo particular, cujo ticket é bem mais alto do que os pagos por convênios.

Maiores oportunidades de trabalho 

Outra grande vantagem que o modelo PJ proporciona ao médico é o aumento de oportunidades no mercado. Atualmente, cerca de 80% dos hospitais e clínicas espalhadas no território brasileiro optam por contratar médicos por prestação de serviços. Nesse caso, é importante ter um CNPJ ativo e estar apto a emitir notas fiscais.

Autonomia e flexibilidade

O médico pessoa jurídica possui uma autonomia maior para trabalhar em diferentes empreendimentos, montando seus horários da forma mais conveniente e sem ter vínculo trabalhista com nenhuma instituição.

Acesso à crédito facilitado

Mesmo com uma renda acima da média, médicos que atuam como pessoa física tem dificuldade de acesso à crédito para investimentos. Para médicos pessoa jurídica isso já não acontece. Com o status de empresa, os rendimentos são considerados superiores a de uma microempresa convencional e isso possibilita ter acesso ao crédito com base na contabilidade da empresa. Logo, é muito importante contar com uma empresa especializada na área.

Facilidade para organizar a vida financeira

O envio das notas fiscais emitidas e dos extratos bancários será feito diretamente para a sua empresa de contabilidade, dessa forma você não terá dores de cabeça com a organização das obrigações e nem correrá o risco de se complicar com a Receita Federal.

Conclusão

Como você viu no artigo de hoje, são muitas as vantagens de ser um médico pessoa jurídica. Mas conta aqui nos comentários: o conteúdo deste artigo te ajudou a tomar uma boa decisão?

Independente da sua escolha, a partir de agora contar com uma empresa especializada na área médica fará toda a diferença para a sua evolução profissional e a sua saúde financeira. E isso é da nossa Conta!

Entre em contato conosco e converse com o nosso time de especialistas.

Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com o seu amigo médico(a). Assim como ele te ajudou, poderá fazer o mesmo por ele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *