Endereço Fiscal: o que médicos precisam saber para abrir empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Você tem dúvidas sobre o endereço fiscal ou está no processo de abertura do endereço da sua empresa? Leia este artigoe tire todas as suas dúvidas.

Fique atento! Antes que você se preocupe em alugar uma sala ou um prédio comercial e gastar uma fortuna com esse processo, ainda sem nem ter dado início a sua abertura de empresa, saiba que existe uma alternativa muito mais viável e econômica para isso.

Endereço Fiscal

O que é domicílio fiscal?

Domicílio fiscal é o endereço registrado junto às autoridades fiscais para fins tributários e notificações. É o local onde a empresa irá desenvolver as suas atividades, ou seja, será a sua sede social. De acordo com a Lei, toda empresa deve ter um endereço fiscal registrado perante à prefeitura da cidade.

Existe diferença entre endereço fiscal e comercial?

O endereço fiscal é diferente do comercial. Enquanto o primeiro é um local para usar em questões tributárias e formais, funcionando apenas para empresas de serviços, o segundo segue o propósito do próprio nome: servir como um endereço comercial.

Quais as vantagens de contratar um endereço fiscal?

Utilizar um endereço fiscal traz uma série de benefícios para a gestão da sua empresa. Além de garantir tranquilidade para o exercício da sua atividade, o endereço fiscal possui ainda como vantagens:

  • Burocracia reduzida – Alugar um imóvel comercial pode ser um verdadeiro transtorno e, por isso, usar um endereço fiscal é altamente benéfico para se ver livre dessa burocracia.
  • Maior economia –  utilizar um endereço fiscal também proporciona redução de custos, já que na maioria das vezes o aluguel de um ponto comercial é muito mais caro do que realizar o aluguel de um endereço fiscal.
  • Estabilidade de endereço – Mesmo diante de qualquer mudança residencial, a sua empresa pode continuar com o mesmo endereço fiscal registrado.

Quais os custos de um endereço fiscal?

O custo do serviço de locação de endereço fiscal pode variar de acordo com a cidade e região onde o serviço será prestado. Em Fortaleza, no caso de adesão a um plano de coworking da Conta Médica, por exemplo, você pagará uma mensalidade de R$89,90 enquanto estiver utilizando o serviço.

Posso abrir a minha empresa em endereço residencial?

Pode. Mas antes de tomar essa decisão, você precisa considerar alguns pontos importantes.

  • Verificar se a prefeitura da sua cidade permite que seja utilizado um endereço residencial.
  • Em alguns casos, a prefeitura exige que um dos sócios da empresa resida no mesmo endereço onde a empresa será aberta.
  • Se você mora em apartamento, é necessário que esteja previsto na convenção condominial a autorização para uso da unidade com fins comerciais. Caso não esteja, será necessário realizar uma assembleia extraordinária para autorizar o uso do imovel para este fim.
  • Caso você opte por utilizar o seu imóvel residencial como endereço fiscal, é importante ter ciência de que a alíquota do IPTU do imóvel sofrerá majoração no valor final, pois o mesmo será considerado a partir de então como comercial, que é consideravelmente maior que a alíquota residêncial.

É possível ter duas empresas no mesmo endereço fiscal?

Sim, é possível. Desde que elas tenham CNPJs diferentes e a gestão seja única, ou seja, cada empresa com seu próprio caixa, funcionários, serviços…

Gostou desse conteúdo? Compartilha com quem precisa dessas informações.

Mais dúvidas de como abrir sua empresa? Entra em contato com o nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *