Os desafios da gestão de escalas médicas

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A Conta Médica se preocupa com o todo o processo que envolve o trabalho praticado pelos médicos, desde a sua contratação até o pagamento, passando também pela alocação de escala.

Continue a leitura para conferir o que podemos fazer por você, como médico ou gestor de escala médica.

Entenda a escala médica

Em relação à jornada de trabalho dos médicos, é muito comum que eles trabalhem em regime de plantão.

Essa forma de trabalho visa garantir o pronto-atendimento aos pacientes e são essenciais nos atendimentos de urgência, emergência e internações.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a jornada de trabalho de um médico plantonista não pode ultrapassar 24 horas consecutivas, de forma a preservar tanto a saúde dos profissionais quanto dos pacientes.

Por isso a necessidade de realizar escalas para ter esse equilíbrio nas horas trabalhadas.

Desafios enfrentados pelos gestores

Mesmo assim, as escalas de plantão médico podem representar uma dor de cabeça para os seus gestores, que podem enfrentar problemas para montá-las.

Isso acontece pois é preciso preencher todos os horários e postos necessários em um hospital, garantindo que tenham profissionais qualificados para ocupá-los e até mesmo médicos substitutos no caso de algum imprevisto.

Normalmente quando acontece algum problema na escala, o próprio gestor precisa entrar como substituto, sendo que ele é uma pessoa extremamente ocupada com outro processo.

Então ele sofre bastante com o tratamento burocrático desse processo, seja porque a documentação não chegou corretamente, ou não foi tratada dentro do órgão, seja porque o pagamento não foi legal, ou ainda porque um colega trocou o plantão de última hora, mas não bateu o ponto e na hora do recebimento esse horário não consta entre os seus.

Como a Conta Médica pode ajudar?

É de nossa responsabilidade observar todos os agentes que participam da jornada de contratação de um médico. Nós agimos como intermediadores a fim de facilitar a negociação entre contratante e profissional.

Ao realizar essa mediação, isso facilita o trabalho do gestor de escala, que não deve enfrentar burocracias para conseguir colocar um novo profissional em sua equipe, e também do médico, que verá um seu processo de contratação simplificado.

Dessa maneira, nós observamos o trabalho realizado pelo profissional; o que o gestor de escala precisa para evitar dificuldades no cadastramento ou organização dos plantões, sabendo quem de fato frequentou e bateu o seu ponto; e também vemos o lado do hospital, que é responsável pelos pagamentos.

É nosso papel estar ao lado do médico durante esse processo, assim impedimos uma fricção entre os envolvidos. Utilizamos a facilidade da tecnologia nesse auxílio, garantindo que a jornada seja mais fluida, transparente e segura para todos.

Gostaria de saber mais sobre como podemos lhe ajudar? Entre em contato conosco clicando aqui e descubra!

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