Qual a diferença entre faturamento, lucro e salário?

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Os termos salário, lucro e faturamento são bastante utilizados no mundo dos negócios, às vezes até como sinônimos, o que pode gerar confusão em muitas pessoas.

Entender a diferença entre esses conceitos é uma ótima forma de melhorar os resultados financeiros da sua empresa, gerando pontos positivos para a manutenção e o sucesso de suas atividades.

Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre as principais características do salário, lucro e faturamento para que você não tenha problemas em diferenciá-los. Acompanhe.

O que é salário?

Mais conhecido como o pagamento feito a um trabalhador de determinada empresa, o salário também é conhecido como o ganho quinzenal ou mensal por muitas pessoas. Mas podemos dizer que ele é um sinônimo para lucro?

A resposta é não! Para todos os efeitos, o salário é uma quantia mensal recebida por trabalho exercido, porém o lucro da empresa não deve ser o seu salário. Portanto, se você utilizar esse valor que sobra em suas contas pessoas, o empreendimento tende a sofrer diversos prejuízos.  

Pró-labore

O chamado “salário do sócio”, ou pró-labore, é parecido com o salário do modelo CLT de trabalho, sendo que o seu valor deve contar como contribuição ao INSS para aposentadoria ou outro benefício da previdência oficial, porém não gera benefícios como  FGTS, 13º salário e férias.

A quantia a ser recebida se constitui como uma remuneração obrigatória que a empresa deve entregar ao empreendedor, sócios ou titulares, de forma mensal, pelo trabalho realizado. 

O que é lucro?

Agora que já estabelecemos que o salário não deve ser considerado como parte do lucro, podemos partir para esse termo.

De forma simplificada, o lucro é o resultado total do valor que um empreendimento possui após os gastos serem subtraídos do faturamento, podendo ser dividido em lucro bruto e líquido.

Custo fixo e variável

Para entender o que pode ser considerado lucro dentro de uma empresa, precisamos conhecer os conceitos de custo fixo e variável. Basicamente a diferença é:

  • Custo fixo: aquilo que é gasto de forma constante, independente da quantidade de vendas e produção do mês. Exemplos: conta de energia e de água, o salário dos colaboradores, o aluguel do espaço físico ou virtual, etc.
  • Custo variável: aquilo que é gasto de acordo com o que é produzido e/ou vendido ao longo do mês na empresa, sendo aumentado ou diminuído de forma proporcional.

Lucro bruto e líquido

Depois de estabelecer a diferença entre os custos da empresa, podemos ver melhor os tipos de lucro que existem. Veja abaixo. 

  • Lucro bruto: ele é definido a partir dos custos variáveis, então o cálculo fica assim: 

lucro bruto = faturamento – custos variáveis.

  • Lucro líquido: ele é definido a partir dos custos fixos e impostos, então o cálculo fica assim:

lucro líquido = faturamento – custos variáveis – custos fixos – impostos

O que é faturamento?

Por fim, depois de entender esses conceitos podemos chegar ao faturamento. Esse termo se refere à receita gerada pelo seu empreendimento, sendo resultado da venda dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

O faturamento envolve uma série de custos e despesas, como valores reservados para manter a operação funcionando e impostos pagos ao governo. Assim, ele não pode ser considerado o mesmo que lucro, cujo resultado só é visto após feita a dedução de todas as despesas fixas e variáveis.

Faturamento bruto e o líquido

Assim como o lucro, o faturamento também pode se dividir entre bruto e líquido. Veja a diferença: 

  • Faturamento bruto: é calculado pela soma de todas as vendas e operações comerciais da empresa sem excluir os gastos para manutenção do negócio.
  • Faturamento líquido: é calculado a partir da subtração dos impostos e as demais deduções relacionadas às operações de vendas (como mercadorias devolvidas ou pedidos cancelados) do valor bruto. 

Entender as diferenças entre salário, lucro e faturamento é essencial para melhorar a saúde financeira do seu negócio e melhorar os resultados a longo prazo, garantindo uma jornada de sucesso para as suas estratégias.

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