Aspectos difíceis do trabalho médico: burocracia

Tempo de leitura: 3 minutos

É um fato que a carreira na medicina é uma das mais valorizadas no universo das profissões, tanto no âmbito financeiro como moral, isso porque o médico possui o peso de ser um profissional essencial para a sobrevivência humana. 

Porém, mesmo que esse reconhecimento seja gratificante, para sobreviver na área da medicina o profissional precisa estar apto a lidar com mais uma responsabilidade: o peso da burocracia.  

Você já parou para pensar em todo o tempo gasto necessário para preencher prontuários médicos, solicitar exames, estudar casos clínicos ou administrar as contabilidades pessoais ou de um consultório?

Se isso não for um problema para você, então tudo bem. Porém, se você se sente incomodado por não dedicar mais tempo aos seus pacientes devido aos empecilhos que a burocracia impõe, nós te entendemos. No artigo de hoje viemos falar sobre as tarefas burocráticas de um médico e como melhorar a sua vida nesse aspecto. 

O que é burocracia médica? 

Podemos considerar a burocracia como o ato de ter que administrar algo com um excesso de formalidades. Na prática, isso significa ter que lidar com todos os trâmites necessários para exercer alguma atividade de forma legal. 

Entre os problemas burocráticos mais comuns enfrentados pelos médicos, estão:

  • O cálculo errado de impostos
  • Problemas com certificações e licenças
  • Demora na emissão de Nota Fiscal

E todas essas problemáticas geram dor de cabeça e afetam (e muito!) a sua vida.

Como a burocracia afeta o desempenho de um médico?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pelo portal Medscape, um site que fornece informações para médicos e profissionais de saúde no mundo todo, 23% dos entrevistados passam 25 horas ou mais por semana envolvidos em processos burocráticos, tais como preenchimento de documentos ou tarefas de gestão. 

Traduzindo para uma porcentagem diária, isso significa que são gastas 3,5 horas por dia (se considerarmos uma jornada de trabalho de 7 dias por semana) apenas para realizar esse tipo de trâmite.

Dessa forma, o excesso de burocracia acaba subtraindo um tempo precioso em que o profissional estaria dedicado a atender os seus pacientes de forma humana e eficaz. Mas como resolver isso?

Desburocratizando o trabalho médico

A Conta Médica percebeu esse problema para os profissionais de medicina e desenvolveu uma solução prática e moderna, um aplicativo para gestão financeira e burocrática, com assessoria jurídica e muito mais. Através da nossa plataforma é possível: 

  • Realizar análise tributária, visando a redução de impostos;
  • Cobrar recebíveis junto aos hospitais e clínicas;
  • Apurar impostos de forma simples e descomplicada;
  • Abrir uma empresa com o mínimo de burocracia e trabalho.

O nosso aplicativo fornece a máxima segurança, comodidade e transparência para médicos que trabalham em regime PJ e também gestores de escala que buscam facilitar o dia a dia dentro dos hospitais. Essa é a melhor maneira de eliminar os custos com burocracia, garantindo um trabalho diário mais eficiente, completo, além de produtivo para todos.

Gostou da nossa solução? Entre em contato conosco e descubra hoje mesmo todas as vantagens que o aplicativo da Conta Médica tem a oferecer para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.