A CM faz a folha de pagamento dos seu funcionários

Tempo de leitura: 4 minutos

Organizar a folha de pagamento é uma tarefa um tanto burocrática, mas essencial para qualquer empregador, afinal a parte operacional da gestão também é essencial para o seu sucesso.

Neste artigo iremos explicar para você como funciona a folha de pagamento e de que maneira os médicos podem facilitar essa parte da sua rotina com a ajuda da CM. Acompanhe.

O que é folha de pagamento?

Também conhecido como holerite, a folha de pagamento é o nome dado a uma lista das remunerações pagas aos colaboradores de uma empresa. 

Esse documento consiste na transformação das informações trabalhistas de cada funcionário em dados contábeis, para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto.

Para calcular corretamente uma folha de pagamento é necessário ter conhecimentos específicos na área de Recursos Humanos (RH), leis trabalhistas e noções de matemática financeira no ramo da contabilidade.

Obrigatoriedade da folha de pagamento

Preparar a folha de pagamento dos funcionários é uma obrigação legal de qualquer empresa. Portanto, é fundamental adotar um bom sistema de gestão para manter essa documentação organizada, assim, você evita complicações futuras, como processos trabalhistas.

Esse documento tem função operacional, contábil e fiscal. Os detalhes que ali constam funcionam como uma espécie de histórico do funcionário dentro da empresa. Portanto, a folha pode ser utilizada na hora de financiar um carro ou automóvel, além de ser exigência comprobatória para a aposentadoria. Daí a relevância de manter um sistema bem organizado.

Já que o cálculo da folha exige conhecimentos específicos, costuma ficar a cargo do departamento pessoal nas empresas. Além disso, muitas organizações optam por terceirizar o serviço para garantir que todos os valores sejam observados com precisão e checar se a legislação está sendo cumprida.

Como é o cálculo da folha de pagamento?

A folha representa a soma de todos os registros financeiros de um funcionário: salários, vencimentos, descontos e bônus. 

Portanto, nesse cálculo devem entrar itens como as horas extras, os descontos de benefícios (vale-transporte, vale-alimentação e outros) e a incidência de impostos.

Dessa maneira, todos os fatores envolvidos na relação de trabalho precisam ser transformados em valores numéricos, expressos por meio de códigos, referências e percentuais. O resultado disso é a folha de pagamento.

O que deve constar na folha de pagamento?

O cálculo da folha de pagamento de um funcionário é elaborado a partir das seguintes informações:

1. Classificação do funcionário

Primeiramente o colaborador é classificado de acordo com sua categoria. Esta, por sua vez, é regulamentada por uma Convenção Coletiva, a partir da qual devem ser seguidas as normas base para calcular os valores da folha.

2. Análise das horas de trabalho

Também é necessário observar a folha de ponto de cada funcionário, para colocar no cálculo as horas trabalhadas, horas extras, jornadas adicionais ou descanso remunerado, por exemplo. Também é necessário checar se houve faltas no mês e se elas foram justificadas. Em caso de atestado médico em caso de doença, por exemplo, a falta pode ser abonada.

3. Desconto de encargos sociais e Imposto de Renda

No cálculo da folha de pagamento, devem ser contabilizados os descontos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para assegurar os benefícios mensais na aposentadoria do funcionário, além de outros encargos sociais, como a dedução do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com base nesse cálculo, é feito o desconto do Imposto de Renda.

4. Dedução de benefícios legais

Por fim, ainda é necessário descontar os valores de benefícios legais, a exemplo do vale-refeição, vale-transporte ou contribuição sindical, para então identificar o valor líquido a ser repassado ao trabalhador no fim do mês.

Como a CM ajuda na folha de pagamento?

Os médicos que trabalham como MEI e os gestores de clínicas também são responsáveis por realizar as folhas de pagamentos dos seus funcionários, garantindo que tudo seja realizado corretamente de acordo com as leis vigentes.

Para ajudar com essa obrigação, a Conta Médica disponibiliza um serviço de cuidar de toda a folha de pagamento dos seus clientes, incluindo a documentação e o acompanhamento de pagamentos e obrigações contábeis referentes aos funcionários do médico.

Dessa forma, você consegue desburocratizar a folha de pagamento, ganhando mais tempo na sua rotina de trabalho.

Gostou do nosso artigo? Acompanhe nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade da Conta Médica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.