Como fazemos a folha de pagamento para os médicos?

Tempo de leitura: 4 minutos

Todo médico que trabalha empregando pessoas se depara com uma tarefa um tanto burocrática: a construção da sua folha de pagamento. Compreendendo itens como salários, vencimentos, descontos, bônus e outros, essa é uma parte importante do trabalho diário de uma boa gestão de funcionários. 

Porém, com tantos fatores envolvidos fica fácil se perder nos cálculos. Por isso, viemos explicar neste artigo como funciona a folha de pagamento e de que maneira os médicos podem facilitar essa parte da sua rotina com a ajuda da CM. Continue a leitura e confira.

O que é folha de pagamento?

Também conhecido como holerite, a folha de pagamento é o nome dado a uma lista das remunerações pagas aos colaboradores de uma empresa. 

Esse documento consiste na transformação das informações trabalhistas de cada funcionário em dados contábeis, para calcular o pagamento líquido e o pagamento bruto.

Para calcular corretamente uma folha de pagamento é necessário ter conhecimentos específicos na área de Recursos Humanos (RH), leis trabalhistas e noções de matemática financeira no ramo da contabilidade.

Como é feito o cálculo da folha de pagamento?

A folha representa a soma de todos os registros financeiros de um funcionário: salários, vencimentos, descontos e bônus. 

Portanto, nesse cálculo devem entrar itens como as horas extras, os descontos de benefícios (vale-transporte, vale-alimentação e outros) e a incidência de impostos.

Dessa maneira, todos os fatores envolvidos na relação de trabalho precisam ser transformados em valores numéricos, expressos por meio de códigos, referências e percentuais. O resultado disso é a folha de pagamento.

O que deve constar na folha de pagamento?

O cálculo da folha de pagamento de um funcionário é elaborado a partir das seguintes informações:

  • Classificação do funcionário: primeiramente o colaborador é classificado de acordo com sua categoria. Esta, por sua vez, é regulamentada por uma Convenção Coletiva, a partir da qual devem ser seguidas as normas base para calcular os valores da folha.
  • Análise das horas de trabalho: também é necessário observar a folha de ponto de cada funcionário, para colocar no cálculo as horas trabalhadas, horas extras, jornadas adicionais ou descanso remunerado, por exemplo. Também é necessário checar se houve faltas no mês e se elas foram justificadas. Em caso de atestado médico em caso de doença, por exemplo, a falta pode ser abonada.
  • Desconto de encargos sociais e Imposto de Renda: no cálculo da folha de pagamento, devem ser contabilizados os descontos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), para assegurar os benefícios mensais na aposentadoria do funcionário, além de outros encargos sociais, como a dedução do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Com base nesse cálculo, é feito o desconto do Imposto de Renda.
  • Dedução de benefícios legais: por fim, ainda é necessário descontar os valores de benefícios legais, a exemplo do vale-refeição, vale-transporte ou contribuição sindical, para então identificar o valor líquido a ser repassado ao trabalhador no fim do mês.

Como a CM ajuda com a sua folha de pagamento?

Existem dois tipos de médicos com folha de pagamento que nós atendemos: aquele que já possui folha de pagamento, e aquele que faz adesão do uso de folha depois de algum tempo sendo nosso cliente. 

Porém, em ambos os casos, o nosso serviço de folha de pagamento evita mais uma dor de cabeça na vida dos médicos, pois nós ficamos responsáveis pela burocracia no momento de contratar um funcionário, demitir e fazer o lançamento das férias dos funcionários.

Abaixo nós explicamos as diferenças no trabalho inicial que realizamos para cada tipo de cliente:

Para quem já possui folha de pagamento

Quando o médico se torna nosso cliente e já possui uma folha, então o nosso onboarding fica responsável por fazer coleta de todas as informações já existentes na folha de pagamento e passá-las para o nosso setor contábil. Relembrando que para a folha estar correta é necessário:

  • Classificação do funcionário
  • Análise das horas de trabalho
  • Desconto de encargos sociais e Imposto de Renda
  • Dedução de benefícios legais

Para quem ainda não possui folha de pagamento

Quando um de nossos clientes ainda não possui folha de pagamento, e deseja começar a ter funcionários, a solicitação dessa demanda deve ser feita pelo nosso aplicativo, que está disponível na Play Store. Logo depois, nós fazemos a coleta de todas as informações necessárias, criamos a folha e mandamos para o médico.

Portanto, nosso serviço cuida de toda a folha de pagamento dos clientes, incluindo a documentação e o acompanhamento de pagamentos e obrigações contábeis referentes aos funcionários do médico.
Gostou de saber mais sobre os nossos serviços? Vem ser nosso cliente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.