O contador é um dos profissionais mais importantes na gestão de um negócio, já que é ele o responsável pelo cálculo e registro das transações financeiras, folha de pagamento, cálculos de tributos, entre outras atividades. Em alguns casos, agem até mesmo como consultores de negócios no setor de ações e investimento.

Por isso, reavaliar periodicamente o serviço prestado pelo contador e refletir se ele atende às necessidades do negócio é de extrema importância para o bom desenvolvimento das finanças da organização. Com essa avaliação periódica, às vezes, pode-se chegar à conclusão de que será necessária a troca do contador.

Trocar de contador não é um processo “de outro mundo” e pode ser realizado normalmente pela sua empresa. Porém, antes, é preciso descobrir se essa mudança é necessária ou não. Quer saber como? Então, continue conosco!

5 sinais de que está na hora de trocar de contador

1. Pouco controle sobre documentos

A falta de capacidade na gestão de documentação é um problema sério que os contadores podem ter. O pouco controle sobre documentos é o responsável por problemas de extravio (o que pode ser ainda mais grave quando o sigilo é importante), erros nas informações, recebimento de documentos de outros clientes do escritório por engano etc.

2. Perda de prazos

Uma organização tem prazos diversos, que precisam ser gerenciados. A perda de prazos pode acarretar juros e multas, principalmente no caso de envio de declarações ou no pagamento de títulos, o que pode prejudicar o desenvolvimento financeiro do negócio. Lembre-se: o bom contador não deixa nunca para realizar pagamentos após o vencimento estipulado.

3. Necessidade de cobrança constante

É papel do contador (ou empresa de contabilidade contratada) cobrar, constantemente, os pagamentos e serviços realizados. A terceirização da contabilidade é feita justamente para que os gestores do negócio possam focar em atividades voltadas para o planejamento estratégico. Portanto, se o papel da cobrança tem sido exercido mais pelo gestor do que pelo contador, esse é um sinal de algo está errado.

4. Comunicação ineficiente

O contador precisa saber se comunicar com eficiência, principalmente quando há atendimento ao cliente envolvido. Ele precisa entender plenamente o assunto de seu trabalho, sabendo esclarecer dúvidas e realizando um atendimento coerente. É importante, também, sempre retornar o telefone ou e-mail do cliente.

5. Uso de ferramentas ultrapassadas

Alguns profissionais são resistentes e acabam deixando as inovações tecnológicas de lado. Porém, essa atitude pode atrapalhar muito a contabilidade da empresa, deixando-a lenta e ineficaz, o que pode atrasar e dificultar o processo contábil.

São exemplos de inovações tecnológicas na área contábil:

  • contabilidade on-line;
  • digitalização de documentos;
  • SPED e escrituração fiscal digital (muito utilizado pela Receita Federal e área pública em geral);
  • calendário virtual e controle de prazos;
  • plataformas de gestão e interação;
  • softwares de gestão.

Portanto, atente-se a esses pontos antes de trocar de contador. Se houver 3 ou mais desses sinais, certamente é a hora de procurar um profissional mais qualificado para o cargo.

E aí, gostou de aprender quais são os sinais de que está na hora de trocar de contador? Então, não deixe de explorar o nosso blog e descobrir como garantir o controle e a gestão das contas médicas!