A burocracia, criada por Max Weber para tornar os processos organizacionais mais eficientes é, atualmente, um dos maiores empecilhos das empresas. O excesso de papelório, a inflexibilidade dos cargos e o estabelecimento de instruções ortodoxas, com muita precisão, são algumas das características dessa abordagem administrativa.

Até mesmo as empresas médicas, que são feitas apenas para faturar os estabelecimentos de saúde, têm pequenas burocracias que tomam tempo na rotina do médico que figura como administrador da empresa (agendar os pagamentos dos impostos, folha da secretária, rateios entre os sócios, aluguel do co-working etc.).

Qualquer esquecimento desses pagamentos pode ser um grande vilão, gerando problemas administrativos e contábeis.

Com a intenção de resolver esse problema, foi criado o BPO Financeiro. Quer descobrir o que é BPO? Então, continue conosco!

O que é BPO?

O Business Process Outsourcing é um processo de terceirização do negócio, ou seja, delegação de atividades que não estão vinculadas à atividade-fim da empresa para terceiros, tais como fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faturamento etc.

O BPO não é uma consultoria, pois, enquanto a consultoria atua de forma a aconselhar o administrador do negócio quanto aos passos que deverão ser tomados, o BPO exerce a execução direta das atividades.

São diversos os benefícios da adoção dessa prática, tais como: redução dos custos trabalhistas, do trabalho com gestão de pessoas, controle dos pagamentos, redução da inadimplência, entre outros.

O BPO é perfeito para empresas que estão em início ou em crescimento, tais como microempresas e startups. Serve, também, para empresas que estão com os processos engessados e precisam dar aquela inovada.

Como funciona um serviço de BPO?

Todo BPO tem um padrão de funcionamento, que pode divergir em alguns pontos, dependendo da empresa que o implanta. Nós, da Conta Médica, trabalhamos com o agendamento de pagamentos, por exemplo, da seguinte forma:

1. O cliente cadastra um usuário junto ao banco e seu gerente e esse usuário só tem acesso a fazer agendamentos. 

2. Feito isso, nosso pessoal de atendimento, além de enviarem pela plataforma todos os pagamentos a serem realizados, também já os deixam agendados junto ao banco, aguardando apenas a autorização do médico. 

3. Além disso, nosso atendimento também pode ter acesso ao extrato bancário de forma automática e consegue acompanhar e conciliar os recebimentos, evitando, assim, que baixas de recebimentos sejam solicitadas recorrentemente e tornando o dado bem mais atualizado.

Percebeu como é fácil? Com certeza, um processo como esse ajuda bastante a sua empresa da área médica no processo de agendamento de pagamentos!

Por fim, a área financeira é um dos principais pilares de qualquer organização. Por isso, é importante que seja tratada com cuidado e sempre acompanhando as tendências do mercado. A implantação do BPO nessa área é, sem dúvidas, um grande passo para evitar dores de cabeça futuras e ter o maior controle sobre o seu faturamento.

Gostou de descobrir o que é BPO e como implementar na sua empresa médica? Então, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar!