Organizar finanças, manter o controle das receitas e despesas atualizados e ter um bom planejamento tributário são atividades fundamentais para quem busca economizar com o pagamento de impostos e aumentar o faturamento.
No entanto, muitos ainda desconhecem as boas práticas contábeis que podem auxiliar nesse processo. No artigo de hoje, vamos falar sobre um documento fundamental para o processo de escrituração contábil na área médica: o Livro-Caixa.
No entanto, antes de aprofundarmos nos detalhes do dessa prática contábil, responda essa pergunta: você sabe o que é o Livro-Caixa e como ele pode ser utilizado?
O que é Livro-Caixa e como ele pode ser utilizado?
O Livro Caixa é uma prática contábil utilizada para registrar todas as entradas e saídas monetárias em ordem cronológica das despesas relacionadas à atividade profissional.
Essa prática pode ser utilizada por médicos que atuam como profissionais liberais e que possuem rendimento de trabalho não assalariado, e também pode ser adotado por médicos que possuam empresas.
O principal objetivo do Livro-Caixa é dar clareza às movimentações financeiras retratando uma realidade momentânea, não levando em consideração entradas ou saídas financeiras futuras. Com ele, é possível dinamizar diversos compromissos fiscais, como, por exemplo, a declaração do imposto de renda.
Como funciona a gestão do Livro-Caixa?
A gestão do livro-caixa para médicos é bem simples e, para usá-lo, é necessário:
- Fornecer a data do registro de cada movimentação;
- Realizar uma breve descrição da movimentação financeira;
- Registrar o valor das entradas ou créditos, assim como das saídas ou débitos;
- Registrar o saldo final do período.
Com essas informações você ou o contador responsável pela gestão da sua clínica terão o domínio da situação financeira, o que impedirá que imprevistos aconteçam.
E quais as despesas podem ser deduzidas no Livro-Caixa?
São dedutíveis no Livro-Caixa todas aquelas despesas consideradas de custeio, desde que sejam essenciais para o exercício da atividade principal do médico. Entre as despesas que podem ser deduzidas estão:
- Despesas com aluguel e condomínio do imóvel utilizado para o exercício profissional;
- Gastos com energia elétrica, água e telefone;
- Materiais diversos utilizados para atendimento em consultório ou procedimentos;
- Despesas necessárias para a participação em congressos e seminários (passagens, hospedagem, deslocamento, alimentação e até mesmo a inscrição);
- Despesas com cursos de atualização, desde que comprovadamente necessários para que o profissional autônomo exerça sua profissão,
- Gastos com marketing e despesas feitas para divulgar o serviços oferecidos pelo médico em seu consultório;
- Aquisição de livros, equipamentos e softwares;
- Honorários contábeis e advocatícios;
- Contribuição a sindicatos, cooperativas, associações e conselhos;
Quais os benefícios da utilização do Livro-Caixa para médicos?
A utilização do Livro-Caixa traz duas grandes vantagens para os médicos. A primeira é a otimização da gestão financeira, já que com a utilização desse instrumento o profissional terá de forma detalhada e em tempo real a situação das finanças da empresa, o que evita possíveis erros ao deduzir esses dados à Receita Federal.
A segunda grande vantagem, e talvez a mais importante, é a possibilidade de utilização do Livro-Caixa na apuração do Imposto de Renda, o que permitirá a redução do valor do imposto de renda a ser pago ao fisco.
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