Neste artigo, vamos lhe apresentar como o livro-caixa para médicos pode ajudar na gestão e na redução de impostos. Vamos lá?

O que é um livro-caixa?

Livro-caixa é um método de controlar todas as entradas e saídas monetárias em ordem cronológica das despesas relacionadas a sua atividade médica. Esses registros garantem que você visualize todas as movimentações financeiras de forma detalhada e organizada.

É uma adesão dedicada aos médicos que atuam como Pessoa Física, ou seja, que não possuem vínculo assalariado, estando também disponível à empresas. Com ele, é possível dinamizar seus compromissos fiscais, como a declaração do imposto de renda. 

 

Como funciona a gestão do livro-caixa?

A gestão do livro-caixa para médicos é bem simples e, para usá-lo, você precisará:

  • fornecer a data do registro de cada movimentação;
  • uma breve descrição da movimentação;
  • o valor das entradas ou créditos, assim como das saídas ou débitos;
  • o saldo final do período, que pode ser dia, semana, quinzena ou mês. 

Com essas informações, você ou o contador responsável pela gestão da sua clínica tem o domínio financeiro, facilitando até mesmo o trabalho do seu time de contabilidade e impedindo que imprevistos aconteçam.

Para que serve?

Os registros devidamente feitos no Livro Caixa servem para dois fins: ferramenta financeira e apuração do imposto de renda.

  • Ferramenta financeira: o Livro Caixa que está sempre atualizado ilustra a situação financeira do negócio exercido pelo profissional liberal. Além disso, deixa registrado quais são as principais fontes de renda e quais são as principais despesas na rotina operacional.
  • Apuração do Imposto de Renda: muitas das despesas registradas no Livro Caixa podem ser deduzidas da base de tributação do Imposto de Renda. Se você utiliza o Carnê Leão, pode fazer a escrituração do Livro Caixa por sistema eletrônico. Os valores recolhidos por você mensalmente ficarão registrados e deverão ser exportados no ajuste anual do IRPF.

Então quais são as vantagens para o Médico?

Como ferramenta financeira, o Livro Caixa pode ilustrar como está o caixa do negócio: será que os resultados estão sendo positivos ou negativos? Com o que você está gastando o seu dinheiro? É possível reduzir essas despesas? Qual das atividades exercidas por você traz o maior retorno financeiro?

Já na apuração do Imposto de Renda, é que o Livro Caixa se torna mais importante, já que ele é responsável pela dedução de alguns valores e, por consequência, diminui o valor a ser desembolsado para esse fim. Sendo assim, é importante ter conhecimento de quais são as despesas que são dedutíveis do Imposto de Renda. Confira as principais:

  • Despesas de custeio, que são aquelas ligadas à atividade principal exercida pelo profissional, tais como aluguel, energia elétrica, água e telefone;
  • Passagens, hospedagem, deslocamento, alimentação e até mesmo inscrição em congressos e seminários da área médica;
  • Aquisição de hardware, software e livros;
  • Assinatura de publicações da área.

 

A tecnologia como aliada

Quando lemos sobre livro-caixa para médicos, logo vem à mente aquelas pilhas de cadernos preenchidos diariamente de maneira manual. Com as inovações tecnológicas, tudo melhorou e agora é possível fazer o controle financeiro de forma digital.

Com softwares especializados em gestão financeira, o controle do seu negócio fica ao passo de um clique. Esses programas também emitem relatórios a qualquer momento de maneira prática e segura, permitindo que eles sejam arquivados também em pastas.

Assim, os benefícios do uso do livro-caixa são potencializados, tornando-se indispensável para quem quer ter uma rotina de trabalho otimizada, com maiores possibilidades de rendimento e produtividade.

Viu como é extremamente benéfico aderir ao livro-caixa para médicos? Se assuntos sobre gestão e controle da sua clínica ou do seu consultório lhe interessam, este outro artigo sobre como controlar os seus recebimentos também pode ser do seu interesse. Até a próxima!