Não importa qual a especialidade e a área de atuação, a contabilidade é um assunto que faz qualquer médico ficar de cabelo em pé quando esta precisa ser aplicada à gestão de clínicas e consultórios.
É compreensível esse comportamento, tendo em vista que a contabilidade é uma área de conhecimento bastante distinta da medicina e pouco usual entre esses profissionais. Por outro lado, é extremamente importante ficar atento aos aspectos da gestão contábil e financeira para evitar más escolhas e colocar em risco os rendimentos mensais dessas empresas.
No artigo de hoje nós vamos ajudá-lo a entender sobre uma das principais técnicas da contabilidade para reduzir a carga tributária – o valor pago de impostos no final do mês: o Planejamento Tributário, uma arma poderosa na gestão de qualquer empresa.
O que é Planejamento Tributário?
O planejamento tributário é um conjunto de ações e estratégicas que objetiva reduzir a incidência da carga tributária sobre as empresas. Essa técnica também é conhecida como Elisão Fiscal, uma estratégia legal, ou seja, permitida pela legislação brasileira, que consiste na escolha da melhor opção tributária para evitar perdas com o pagamento de impostos desnecessários.
É importante destacar que Elisão Fiscal não se confunde com Evasão Fiscal, que é uma técnica ilegal utilizada por empresas para evitar o pagamento de impostos. A evasão fiscal é proibida por lei, por isso considerada crime no regulamento jurídico brasileiro.
Quais as principais vantagens do planejamento tributário?
- Reduz os custos do empreendimento
- Aumenta a competitividade do negócio no mercado
- Permite a escolha de um regime tributário adequado
- Redução na alíquota de impostos
- Permite a simulação e a análise de cenários pelos quais o negócio pode passar
Como fazer um bom planejamento tributário?
Escolha uma empresa especializada
Se você leu até este ponto é porque o tema é muito importante dentro da sua rotina e percebeu que precisa contar com ajuda especializada. Escolha uma empresa especializada na sua área de atuação para receber soluções personalizadas e dentro das suas necessidades e perfil de atuação.
Escolha o melhor regime de tributação
É necessário definir como será a forma de prestação de serviços, se serão tributados como pessoa física ou pessoa jurídica.
Se a opção feita for prestar os serviços como pessoa jurídica, as opções são: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido. Cada uma possui as suas vantagens e desvantagens, logo, é de extrema importância conversar com um especialista para entender o melhor modelo de tributação para a sua empresa.
Estime uma projeção de despesas e receitas
Faça uma projeção detalhada de todas as despesas e receitas. Estime os valores com despesas operacionais, despesas com folha de pagamento, receita total, distribuição da receita, entre outras informações consideradas relevantes para a operação da empresa.
Para esta etapa você deve contar com um profissional especializado, isso permitirá que o processo seja mais rápido e preciso.
Realize simulações
Nesta última etapa você já deve realizar simulações de acordo com as informações que foram inseridas na fase de projeção financeira. Não esqueça que a simulação deve ser muito próxima do cenário real de atuação, somente dessa forma você terá um “retrato” fidedigno do seu planejamento tributário.
Gostou da leitura? Para mais informações sobre esse e outros assuntos, visite as nossas redes sociais ou fale com o nosso time de especialistas.