Uma dúvida unânime que muitos profissionais têm quando se tornam médicos é a de que tipo de contratação adotar, se como pessoa física ou jurídica.
O médico pessoa física pode exercer a função apenas com o próprio CRM, podendo ser celetista (CLT), cooperado ou estatutário.
Já o médico sócio de uma pessoa jurídica atua por meio de um CNPJ, ou seja, como uma empresa. Dessa forma, a tributação é realizada de forma diferente e, geralmente, mais vantajosa.
Quer saber quais são as vantagens de ser um médico pessoa jurídica? Então continue conosco!
As 3 vantagens de ter uma pessoa jurídica
1. Redução de gastos
Presume-se que um médico que fature pela pessoa jurídica tenha ganhos até 40% maiores do que um médico que recebe como pessoa física. A redução mais significativa está no que tange a parte tributária. Apesar de parecer que o médico que fature pela pessoa jurídica arcará com mais impostos por ter que se cadastrar como CNPJ, é exatamente o contrário.
Enquanto o médico pessoa física trata o seu planejamento tributário com base na tabela IRPF, em até 27,5%, a pessoa jurídica utiliza formas menos custosas de tributação.
Com base no planejamento tributário realizado para todos os nossos clientes, percebemos que a tributação por lucro presumido em grande parte se mostrou mais vantajosa e, em casos em que as empresas precisaram ter contratação de funcionários, vimos que o Simples Nacional seria melhor. Porém, é importante frisar a necessidade de análise de cada caso.
2. Acesso a serviços exclusivos
Possuir uma pessoa jurídica é, também, uma oportunidade de ter acesso a diversos serviços exclusivos, tais como:
Descontos na aquisição de automóveis
Também chamada de venda direta, a compra de veículos por CNPJ é bastante vantajosa. O desconto costuma ser de até 20% sobre o valor original do automóvel. Há, também, a maior facilidade de configurar o carro de acordo com a necessidade da pessoa jurídica, pois, como o pedido é feito direto da fábrica, pode-se incluir acessórios de forma menos custosa.
Descontos em planos de saúde
Com um desconto de até 35% sobre o valor original, os planos de saúde para pessoas jurídicas são muito vantajosos, principalmente para aqueles que têm sócios ou dependentes, pois, para adquirir esse desconto, são necessárias de duas a três pessoas, pelo menos.
Descontos em lojas
Existem diversas lojas que oferecem descontos para médico pessoa jurídica. A rede atacadista Makro, por exemplo, é uma delas. Além dos descontos nas compras, a rede oferece acesso a campanhas, promoções e prêmios especiais. Há, também, o ganho de R$ 0,02 por litro de combustível abastecido, uso de seus postos.
3. Ampla oferta de trabalho
Os médicos que faturam pela pessoa jurídica são preferência das clínicas por não criarem vínculos empregatícios. O Regime CLT, além dos impostos tradicionais, envolve uma série de encargos, que o torna mais custoso do que contratar um médico por intermédio de uma empresa.
Portanto, possuir uma pessoa jurídica é bastante vantajoso. Vale salientar que cada caso é um caso, e por tanto deve ser analisado em conjunto com um contador.
Se você está pensando em adotar esse tipo de contratação, entre em contato com um bom contador, para que dúvidas sejam sanadas!
Não deixe de curtir as nossas redes sociais e aprenda muito mais sobre a administração da carreira médica!