A associação de profissionais de saúde para exercerem suas profissões é uma prática muito comum nos dias de hoje. Por isso, é importante entender as responsabilidades de cada um dos sócios dentro do negócio.
O sócio administrador é o responsável pela gestão do negócio. É ele que concilia as atividades financeiras, de marketing, recursos humanos, entre outras, além de responder juridicamente pela empresa.
Quer saber mais sobre as responsabilidades do sócio administrador? Continue conosco!
Do que depende a posição do sócio administrador?
Ao montar uma sociedade, cada parte deve estabelecer uma função. Deverão haver, no mínimo, dois sócios, e cada um com suas devidas responsabilidades: um será o sócio administrador, responsável pela gestão do negócio, o outro o sócio quotista, responsável pelo capital.
Para ser um sócio administrador, é preciso, inicialmente, entrar com uma parcela do Capital Social. Isso mesmo: apesar do nome, tanto o sócio administrador quanto o sócio quotista precisam contribuir para o nascimento da sociedade. A diferença é que um administra e o outro tem direito à participação dos lucros.
É preciso, também, ter competências gerenciais, tais como conhecimento da cultura e valores da empresa, da gestão financeira, das condições mercadológicas etc. É importante, também, ter um espírito empreendedor.
Quais as suas principais responsabilidades?
O sócio administrador tem responsabilidades que englobam desde o setor administrativo até o criminal. As principais responsabilidades são:
Realizar as funções administrativas
O sócio responsável pela administração do negócio terá que, literalmente, planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa. Ou seja, seguir a clássica teoria de Henry Fayol, um dos mestres da ciência administrativa.
Planejar nada mais é do que colocar metas em um papel. Por meio do planejamento, é possível estabelecer os objetivos e recursos que serão utilizados para se atingir uma meta. O planejamento de uma empresa é também denominado planejamento estratégico, onde se deve desenvolver as ações que transformarão os planos em realidade de maneira sistêmica.
Organizar consiste em agrupar as atividades necessárias para o atingimento das metas. Dirigir é atuar diretamente sobre as pessoas envolvidas com a organização, de modo a fazer com as atividades sejam executadas. Por fim, o controle é ação corretiva e fiscalizadora das atividades realizadas.
Exercer o poder de gestão
O poder de gestão é a habilidade que o sócio administrador tem de influenciar as pessoas envolvidas no negócio. Ele pode ser autoritário, em que o líder demanda as funções dos subordinados, liberal, em que os subordinados demandam suas próprias funções ou democrático, em que o líder demanda as funções dos subordinados com a ajuda dos próprios.
Responder legalmente pela empresa
O responsável legal é a pessoa física que representa a sociedade perante à Receita Federal. Normalmente, tal função é incumbida ao sócio administrador. É ele que representa a sociedade diante dos poderes jurídicos, em casos como, por exemplo, outorga e procurações.
Logo, o sócio administrador entra com parte do capital da empresa, realiza a gestão dela e também responde juridicamente pelos seus atos.
Portanto, para que a sociedade seja um sucesso, é importante lembrar que os sócios devem cumprir todas as regras previstas no contrato social e exercer as suas obrigações de forma disciplinada e honesta.
Gostou de aprender quais são as responsabilidades de um sócio administrador em uma sociedade? Então, não deixe de consultar o nosso blog e descobrir, também, quais as 3 principais vantagens de ter uma pessoa jurídica.