A associação de profissionais de saúde para exercerem suas profissões é uma prática muito comum nos dias de hoje. Por isso, é importante entender as responsabilidades de cada um dos sócios dentro do negócio.

O sócio administrador é o responsável pela gestão do negócio. É ele que concilia as atividades financeiras, de marketing, recursos humanos, entre outras, além de responder juridicamente pela empresa.

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Do que depende a posição do sócio administrador?

Ao montar uma sociedade, cada parte deve estabelecer uma função. Deverão haver, no mínimo, dois sócios, e cada um com suas devidas responsabilidades: um será o sócio administrador, responsável pela gestão do negócio, o outro o sócio quotista, responsável pelo capital.

Para ser um sócio administrador, é preciso, inicialmente, entrar com uma parcela do Capital Social. Isso mesmo: apesar do nome, tanto o sócio administrador quanto o sócio quotista precisam contribuir para o nascimento da sociedade. A diferença é que um administra e o outro tem direito à participação dos lucros.

É preciso, também, ter competências gerenciais, tais como conhecimento da cultura e valores da empresa, da gestão financeira, das condições mercadológicas etc. É importante, também, ter um espírito empreendedor.

Quais as suas principais responsabilidades?

O sócio administrador tem responsabilidades que englobam desde o setor administrativo até o criminal. As principais responsabilidades são:

Realizar as funções administrativas

O sócio responsável pela administração do negócio terá que, literalmente, planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa. Ou seja, seguir a clássica teoria de Henry Fayol, um dos mestres da ciência administrativa.

Planejar nada mais é do que colocar metas em um papel. Por meio do planejamento, é possível estabelecer os objetivos e recursos que serão utilizados para se atingir uma meta. O planejamento de uma empresa é também denominado planejamento estratégico, onde se deve desenvolver as ações que transformarão os planos em realidade de maneira sistêmica.

Organizar consiste em agrupar as atividades necessárias para o atingimento das metas. Dirigir é atuar diretamente sobre as pessoas envolvidas com a organização, de modo a fazer com as atividades sejam executadas. Por fim, o controle é ação corretiva e fiscalizadora das atividades realizadas.

Exercer o poder de gestão

O poder de gestão é a habilidade que o sócio administrador tem de influenciar as pessoas envolvidas no negócio. Ele pode ser autoritário, em que o líder demanda as funções dos subordinados, liberal, em que os subordinados demandam suas próprias funções ou democrático, em que o líder demanda as funções dos subordinados com a ajuda dos próprios.

Responder legalmente pela empresa

O responsável legal é a pessoa física que representa a sociedade perante à Receita Federal. Normalmente, tal função é incumbida ao sócio administrador. É ele que representa a sociedade diante dos poderes jurídicos, em casos como, por exemplo, outorga e procurações.

Logo, o sócio administrador entra com parte do capital da empresa, realiza a gestão dela e também responde juridicamente pelos seus atos.

Portanto, para que a sociedade seja um sucesso, é importante lembrar que os sócios devem cumprir todas as regras previstas no contrato social e exercer as suas obrigações de forma disciplinada e honesta.

Gostou de aprender quais são as responsabilidades de um sócio administrador em uma sociedade? Então, não deixe de consultar o nosso blog e descobrir, também, quais as 3 principais vantagens de ter uma pessoa jurídica.