Pode parecer contraditório, mas os seus gastos podem sim virar uma forma de economia, sabia? Acompanhe o nosso raciocínio.
Todos os médicos precisam estar em constante evolução, por isso que despesas voltadas à educação podem ser tão altas. De acordo com a Afya um médico pode chegar a investir em média R$8.000 em workshops, cursos e congressos.
Portanto, para que esses gastos sejam transformados em economia, será necessário fazer o uso do livro-caixa, ficar atento aos tipos de despesas e etc. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Como são as despesas de um médico?
De acordo com a pesquisa Panorama Financeiro do Médico 2021, da Afya, a maioria dos profissionais de saúde (33%) gasta entre R$ 5 mil e R$10 mil com despesas todo mês. É interessante notar que, entre os gastos fixos, mais de 60% compromete sua renda mensal com despesas médicas para si ou com familiares.
Aqueles que usam regularmente os ganhos mensais para educação continuada ou pós-graduação representam 31,6% dos entrevistados. Em 2021, 78% dos médicos afirmaram ter gasto com atualização, cursos, workshops e congressos.
Os médicos generalistas foram os que mais investiram em sua carreira, gastando uma média de R$ 8.400. Os especialistas e os residentes aparecem logo depois na pesquisa. Porém, em nenhum dos casos as despesas foram menores que R$ 7 mil ao longo do ano.
Como é a organização financeira de um médico?
Ainda segundo a pesquisa da Afya, a maioria dos médicos consideram que sabem se organizar financeiramente, porém mais de 1/3 deles não conseguiria ficar mais de 3 meses sem trabalhar sem contrair dívidas.
Portanto, caso acontesse alguma emergência que os impossibilitasse de trabalhar, 24,4% acredita que poderia se manter por 4 meses usando suas reservas, outros 24,1% acha que o máximo seria 3 meses e 12% não conseguiria por nem um mês.
Daí vemos a importância tanto de conseguir diminuir os gastos mensais, quanto de organizar melhor as despesas, a fim de usufruir dos ganhos por mais tempo.
Como converter meus gastos em economia?
Para aprimorar a gestão dos seus gastos, podemos lhe indicar algumas soluções. Veja abaixo:
1. Use o livro-caixa
O livro-caixa utilizado para registrar todas as despesas relacionadas à sua atividade profissional em ordem cronológica. A sua correta gestão permite abater valores do total das despesas e diminuir os impostos. Abaixo explicaremos melhor sobre a prática.
2. Atenção aos tipos de despesas
Veja se você tem despesas relacionadas ao exercício da profissão como funcionários, aluguel, IPTU, materiais médicos, água, luz, telefone, dentre outros, inclusive eventos e congressos.
3. Tenha todos os recibos
Emita recibos ou tenha rendimentos da PF, como plano de saúde.
4. Seja nosso cliente
Fazendo sua contabilidade conosco, nós veremos a melhor forma de você receber os seus ganhos e pagar menos impostos.
O que é um livro-caixa e como ele pode ajudar?
O livro-caixa é uma prática contábil utilizada para registrar todas as despesas relacionadas à atividade profissional em ordem cronológica. A sua gestão é bem simples e são necessárias duas informações:
- A data do registro de cada movimentação;
- Descrição das despesas e dos valores respectivos.
Com essa gestão, a CM consegue informar ao cliente o valor necessário de recibos que irá precisar emitir para abater no valor total das despesas e ficar livre de impostos. Depois disso, basta registrá-las no nosso sistema para apurarmos o valor total.
Quais despesas são dedutíveis no livro-caixa?
Entre as despesas que podem ser dedutíveis no livro-caixa podemos citar:
- Eventos (passagem, ingresso e hospedagem);
- Aluguel e IPTU da clínica ou consultório;
- Despesas com luz, água e telefone;
- Honorários contábeis;
- Materiais de escritório;
- Despesas com funcionários, como por exemplo: secretária e recepcionista;
- Materiais de limpeza;
- Materiais médicos.
Quais os benefícios da gestão do livro-caixa da CM para médicos?
Sendo cliente da Conta Médica, a gente faz o seu livro-caixa e busca saber qual a melhor forma para você receber pelo seu trabalho. Nós procuramos meios para que você não pague impostos absurdos!
Veja os principais benefícios do nosso processo de gestão de livro-caixa.
Mais economia
Para o médico que possui clínica ou consultório e tem despesas para realizar sua atividade profissional, podemos emitir recibos até o valor das despesas e abater no imposto de renda, zerando assim o imposto.
Otimização do tempo
Com o livro-caixa você consegue controlar o lançamento de todos os seus pacientes, além de todas as demais despesas do seu consultório ou da sua clínica. Isso facilita a conferência e a validação de cada informação, evitando possíveis erros ao deduzir esses dados à Receita Federal.
Acompanhamento online
Se o livro-caixa estiver em um sistema ao invés de uma planilha de Excel, você terá tanto facilidade para acessar à gestão integrada das suas despesas num único local, como terá mais segurança e controle financeiro.
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco, nosso time está à disposição para te atender.